quarta-feira, agosto 29, 2012

FÃ VIROU SINÔNIMO DE BIRUTA


Você acha o Batman um cara esquisitão por usar capa e sair à noite para estapear bandidos? É porque não prestou atenção em alguns dos seus fãs. E não são só eles. Fãs de cinema, de música e de livros estão todos ficando malucos. Mais perigosos que um pelotão inteiro da Al Qaeda.

Eu já estou meio acostumado às reações extremadas de gente que se irrita toda vez em que eu tiro sarro da Mallu Magalhães ou outra planária musical do tipo. Mas o nível de idolatria está atingindo níveis doentios. Nego confunde crítica negativa ao ídolo como ofensa pessoal.

O novo filme do Batman é um bom parâmetro. Fui assisti-lo vários dias depois da estreia. E sai meio “assim-assim” do cinema. É bacana, bem feito. Mas é longe de ser a 8ª maravilha que muitos andam falando por aí. Falei isso para algumas pessoas e elas ficaram chocadas. Para elas, a nova trilogia do Batman é uma obra prima imortal. Na boa, o sujeito tem que passar batido sobre milhares de anos de evolução artística, das pinturas nas cavernas até Picasso, para falar um troço desses.

O pior é a reação às críticas. Críticos gente fina e com pegada pop como Roberto Sadovski, AndréForastieri e André Barcinski falaram mal do filme. Com argumentos, explicações concretas. E, mesmo assim, foram bombardeados por centenas de comentários furiosos, com direito a ofensas pessoais. Coisa de xiita surtado. Algo semelhante aconteceu com as críticas ao filme Prometheus – que também não achei tudo isso, não.

Vou confessar: eu acho o Batman do Christopher Nolan meio bundão. Nos filmes, os vilões levam sempre a melhor. O Batman que eu conheço de quadrinhos como “Cavaleiro das Trevas” é um cara que mete medo na bandidalha e resolve as paradas pra valer. Já o de Christian Bale, não. Os vilões o fazem de gato e sapato e ele fica com aquela cara de criança emburrada, de biquinho. Frustrante.

Eu continuo gostando de Batman. Assim como os críticos. Mas para muitos fãs isso não basta. Vejam o que acontece com fãs de Caetano. Todo e qualquer peido do menestrel deve ser celebrado com um novo Sermão da Montanha. No dia do aniversário de Caê, o site Papo de Homem republicou um texto meu zoando o “ídolo”. Teve manolo subindo nas tamancas e quase declarando uma jihad. Foi divertido de ler.

Mas, enfim, o que tá faltando a esse povo? Sexo? Rivotril? Não sei. Eu sou fã assumido de 007. E sei de todos os absurdos que aparecem nos filmes. Critico fala mal? É papel do crítico detonar aquilo que acha ruim.  O mundo não precisa se alinhar 100% aos meus gostos. Pode falar mal à vontade, e daí? James Bond não é da minha família, cazzo. É só um personagem de quem eu gosto. Personagens e artistas merecem ser curtidos. Já idolatria é coisa de sujeito pancada.

Meninada: sejam fãs, mas relaxem. Não gosta de críticas? Não leia. E o Batman já é crescidinho para ser defendido por jovens ensandecidos, não acham?

Marcadores:

AINDA ESTOU AQUI, ACREDITEM


Titio ficou sumido, é verdade. Mas não desisti. Ainda. Fiquei longe em função de (muito) trabalho. Blog não dá dinheiro, apenas satisfação. Quando quero renovar minha adega, tenho que trabalhar mais. Titio anda fresco e faz questão de comprar vinho francês. É um problema para a conta bancária.

Mas escrever esse blog ainda é uma das minhas terapias favoritas (comer bolinho de bacalhau é outra). Por isso, não desistam do titio. Vou manter esse blog.  Prometo fazer o possível. Se eu vagabundear podem reclamar, cobrar, xingar. Titio vai entender como prova de carinho.

sexta-feira, agosto 03, 2012

UM TRABALHO SUJO QUE ALGUÉM TEM QUE FAZER

Ok, o julgamento do mensalão começou. Eu acho que vale a pena colocar alguns pingos nos seus devidos “is”. 

1- Sim, julgamento no STF é chato pra cacete. São milhares de páginas de processo e um bando de velho falando. Por isso que dá menos quórum que carnaval. 

2- Desista de buscar “cobertura isenta” na imprensa. Ou em qualquer lugar, incluindo a mesa do bar. Isso é virtualmente impossível, posto que todo mundo tem um interesse na vida. 

3- Veja e Carta Capital são dois bons exemplos do que eu disse acima. Demóstenes foi o 2º senador cassado em mais de um século de história e todas as revistas deram capa. A Veja fez uma mera notinha (oh, por que será?). Agora todas dão capa para matérias que analisam o mensalão, um dos julgamentos mais bombásticos da história recente. E a Carta Capital finge que não é com ela, preferindo dar capa para uma crítica a um dos juízes do STF (não por acaso, indicado por um ex-presidente que agora é oposição). Ambas prestam um péssimo serviço ao que outrora a gente chamava de jornalismo. 

4- Você quer fazer manifestação a favor da condenação de alguém? Boa sorte. Manifestações por aqui causam tanto efeito quanto dar bronca em um bando de pandas: ninguém dá bola. E se eu fosse você não me aliaria a nenhum político em manifestações do tipo. O acusador de hoje pode virar o réu de amanhã. Por aqui é bem comum. 

5- Você quer manifestar apoio aos réus? Não faça isso. Eles não precisam da sua ajuda. Eles já têm advogados muito bem pagos para fazer o trabalho. VOCÊ não vai fazer diferença. E eu ficaria envergonhado em apoiar alguém que amanhã pode ser realmente condenado. Tenha motivos além dos ideológicos para defendê-los, pelo menos. 

6- O mensalão não é uma farsa. Não sei ainda o que é, mas algo aconteceu, tá na cara. Deixe que os ministros julguem. Eu, você e seu barbeiro não temos conhecimento para dar muito palpite. Evite filosofar sobre algo que, no fundo, você não domina nem um pouco. 

7- Aliás, por favor: se você quiser denunciar a “farsa do mensalão”, fique à vontade. Mas, por piedade, use as letras corretas. Farsa é com “s” e não com “ç” como algumas pessoas escreveram por aí.

Gostem ou não, esse julgamento precisa ser feito. É um trabalho sujo, chato, mas necessário. Colocar políticos (qualquer um) e empresários na parede faz bem ao país. Pode não dar em nada (bem provável), mas é bom pra assustar o resto da manada.

Marcadores: